domingo, 10 de fevereiro de 2013

Os 15 dias de Celebração do Ano Novo Chinês - 2013 Ano da Serpente

Feliz Ano Novo Chinês



O Ano Novo Chinês é a celebração mais importante do calendário chinês. O ano chinês 4711, o ano da serpente, começa hoje: 10 de fevereiro de 2013.

O meses chineses são contados pelo calendário lunar, com o início cada mês no dia mais escuro. As festividades do Ano Novo, tradicionalmente, começam no primeiro dia do mês e continuam por mais 14 dias até o décimo quinto dia, quando a lua é mais brilhante.

As celebrações do ano novo chinês são um tempo de gratidão e união familiar. A véspera de Ano
Novo serve para os chineses se despedirem do ano velho, agradecendo aos seus ancestrais e os deuses pela sua bênção e proteção.

Nos 15 dias de celebrações do Ano Novo, cada dia tem uma importância especial. Os principais rituais de cada dia são:

Dia 1: As pessoas começaram o dia com orações e boas-vindas aos deuses do céu e da terra.

Dia 2: São feitas orações oferecidas aos seus antepassados e deuses. Este dia é considerado como sendo o aniversário de todos os cães, por isso os cães abandonados são alimentados.

Dia 3 e 4: Estes dias são muito importantes para as relações familiares. Cada filho presta respeito ao seus pais. No quarto dia , os deuses voltam ao mundo dos vivos.

Dia 5: Este dia é chamado Po Woo. As pessoas ficam em casa para serem visitados pelo Deus da riqueza. Ninguém visita outras casas, pois traria azar.

Dia 6: Neste dia, as pessoas visitam os entes próximos e queridos e visitam os templos para rezar.

Dia 7: Este é o dia dos agricultores chineses. Prepara-se uma bebida a partir de sete tipos diferentes de vegetais. Neste dia, come-se macarrão, símbolo de vida longa e peixes que representam o sucesso.

Dia 8: É outro dia para ser comemorado com a família e amigos e rezar a Tian Gong, o Deus do céu.

Dia 9: Orações são oferecidos ao Imperador de Jade.

Dias 10 a 13: De 10 a 12, as pessoas celebram os dias com um jantar com os entes queridos e no 13 º dia faz-se um jantar muito leve para limpar o corpo.

Dia 14: As pessoas começam a preparar-se para a celebração do Festival das Lanternas a ser realizada no dia seguinte.

Dia 15: Esta é a primeira noite em que se pode ver a lua cheia, as pessoas saem à rua com lanternas coloridas, comem bolos de arroz e aproveitar o dia com suas famílias.

Tradições de Ano Novo Chinês e Curiosidades:



=> Para se preparar para oAno Novo chinês, as pessoas limpam as suas casas, pagam todo o dinheiro que devem, cortam o cabelo e compram roupas novas. Outra tradição prende-se com a iluminação das casas e a sua decoração com símbolos de paz e sorte. A cor vermelha é usada em todas as suas decorações.

 => Os fogos de artifício baseiam-se num costume em que há muito tempo atrás as pessoas acendiam talos de bambu, acreditando que as chamas crepitantes assustavam os maus espíritos.

=> Na China, o Ano Novo é um momento de reunião familiar. Os membros da família reúnem-se nas casas uns dos outros, para visitas e refeições compartilhadas.

=> O festival lanterna é realizado no décimo quinto dia do primeiro mês lunar, o último dia dos festejos do ano novo chinês. Algumas das lanternas são autenticas obras de arte, pintadas com aves, animais, flores, signos zodiacais e cenas de lendas e histórias. As lanternas são penduradas nos templos, e à noite faz-se um desfile com lanternas, sob a luz da lua cheia.

=> Em muitos locais, no festival da lanterna faz-se a dança do dragão. O dragão pode ter uma centena de metros de comprimento, é geralmente feito de seda, papel e bambu. Tradicionalmente, o dragão é composto por homens jovens que dançam à medida que passeiam o dragão pelas ruas.

=> Embora as festividades do Ano Novo chinês, já sejam tradicionalmente realizadas durante milênios, ainda conservam uma enorme importância, hoje em dia, para os chineses.

O próximo ano novo chinês, o Ano do Cavalo, começará em 31 de janeiro de 2014

A todos desejamos “kung hei fat choi!”, Feliz Ano Novo! em cantonês, ou “gong xi fa cai!” Feliz Ano Novo! em mandarim.

Fontes:

Diálogos Políticos Passagem de Ano
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...